Header Ads

Ambientalista vai ser homenageado com nome de rua; assista

Responsável pelo plantio de diversas árvores frutíferas em Araçatuba, o ambientalista José Luiz Mendes, que faleceu em 2019, vai ser homenageado com o nome de uma rua no Loteamento Residencial Paquerê. O projeto, de minha autoria, foi aprovado na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira (02/05/2023), com a presença de familiares.

Sempre preocupado com o meio ambiente, Mendes semeou e cultivou árvores no canteiro central da avenida Joaquim Pompeu de Toledo, entre a rua Tupinambás e a avenida da Saudade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.



PROJETO DE LEI N.º 36, DE 2023
“Denomina José Luiz Mendes, a Rua 04 do Loteamento Residencial Paquerê”

A CÂMARA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA DECRETA:


Art. 1.º Fica denominada José Luiz Mendes a Rua 04 do Loteamento Residencial Paquerê.

Art. 2.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, 17 de março de 2023

DR. ALCEU
VEREADOR – PSDB


JUSTIFICATIVA
Encaminhamos para apreciação dessa Casa o incluso projeto de lei que denomina José Luiz Mendes a Rua 04 do Loteamento Residencial Paquerê.

Pretende-se com a presente proposta homenagear postumamente o senhor José Luiz Mendes, que chegou a Araçatuba ainda criança, cresceu e construiu sua família. Sempre muito preocupado com o meio ambiente contribuiu para o plantio de diversas árvores frutíferas em nossa cidade. Hoje podemos usufruir das sombras e frutos dessas árvores.

HISTÓRICO
José Luiz Mendes, falecido no dia 23 de maio de 2019, com 79 anos de idade, nesta cidade de Araçatuba, aposentado, natural da cidade de Valparaíso, estado de São Paulo. Filho de Antônio Mendes e Maria da Silva Mendes. Morava na Rua Martin Luther King, n.º 803, no Jardim Icaray, Araçatuba/SP. Casado com a senhora Eunice Eiko Hota Mendes, desde 1962, deixou dois filhos José Eitaro Mendes e Antônio Yuzo Mendes.

Ainda criança, José Luiz Mendes mudou-se com os pais de Valparaíso para a cidade de Araçatuba/ SP. Começou a trabalhar com 12 anos na antiga Casa São Paulo, onde permaneceu por quase três décadas. Também trabalhou como caixeiro viajante, representando comercialmente a empresa Passos e Filhos e outras empresas da região Noroeste, Norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Brasília.

Morador do Jardim Icaray desde 1973, José Luiz Mendes, foi um cidadão que contribuiu com ações individuais e coletivas para melhorias do bairro. Sempre preocupado com o meio ambiente, semeou e cultivou, com dedicação, muitas árvores frutíferas no canteiro central da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo entre a Rua Tupinambás e Avenida Saudade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionando sombras e frutos a vontade.

José Luiz Mendes foi um exemplo de cidadão que semeou, criou raízes e frutificou em nossa cidade, deixando um legado “vivo” para seus filhos e toda a comunidade.

Fotos: Angelo Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara e Arquivo
Tecnologia do Blogger.