Header Ads

A origem do vocábulo "Araçatuba" é controversa


De acordo com Afonso A. de Freitas, em seu livro "Vocábulo Nheengatu", publicado em 1936, Araçá refere-se a frutas que possuem olhos. Na linguagem abanheenga ou nheengatu, é a junção de uan=fruta e ça=olhos. Indica a presença de pequenas lesões nas frutas, provocadas por picadas de insetos, durante o processo de amadurecimento.

O araçá é o fruto do araçazeiro, planta do gênero Psidium, da família das Mirtáceas. A hipótese mais empregada é a forma como os índios poderiam ter utilizado para referir-se à região, como abundante em araçás, ou seja, araçá+tuba (abundância).

Outra hipótese indica que o termo poderia ser o nome da filha de um cacique dos kaingangs. Todavia, estudiosos afirmam que não pode ser um nome próprio, etimologicamente.


Outra possibilidade seria Araçatuba ser o nome de uma corredeira: ar-haçá-ty-bo, contraído resulta em haru-aça-tu-bo, o qual os índios usavam para dizer sobre algum local onde correm águas, num movimento forte e rápido, por um caminho estreito erguido por pedras.

Ainda numa matéria do jornal A Comarca, de 2 de dezembro de 1964, existe uma contestação sobre o nome da cidade, pois na atualidade não existem tantos pés de araçás no município, árvore de fácil crescimento.

Em alguns mapas antigos existia um córrego chamado de Araçatuba, e também em alguns mapas aparecem araras, o que poderia ter feito que a cidade fosse chamada de Araratuba e, posteriormente, ter seu nome alterado para Araçatuba.

De acordo com o livro de Odette Costa, "História de Araçatuba", um antigo engenheiro civil afirmou que, quando fazia medições de terra na região de Araçatuba, havia encontrado muitos araçás-silvestres e araçazinhos.

Foto: Assessoria do vereador Dr. Alceu - 08/02/2022

Tecnologia do Blogger.