Header Ads

Câmara de Araçatuba lembra conscientização sobre o autismo; veja vídeo

Tendo em vista a lei 7.710, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo, de autoria do vereador Rivael Papinha, celebrado no último dia 2, o prédio da Câmara de Araçatuba está sendo iluminado na cor azul durante este mês.


O autismo, nome técnico para Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos).


Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. É tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.


Em 2007, a ONU declarou todo 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando cartões-postais do mundo todo se iluminam de azul (cor escolhida por haver, em média, quatro homens para cada mulher com TEA).

Em 12 de junho de 2015, a data passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Araçatuba.

O símbolo do autismo é o quebra-cabeça, que denota sua diversidade e complexidade.

Fotos: Assessoria do vereador Dr. Alceu - 04/04/2021

Tecnologia do Blogger.